Conheça o tesouro direto

O que é?

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos, via internet, para pessoas físicas, criado pelo Tesouro Nacional. Trata-se de um investimento de renda fixa de baixo risco, para quem busca tranquilidade e segurança

Uma excelente opção para investir

Com base nos cinco pilares de investimento (Segurança, Prazo, Rentabilidade, Liquidez e Diversificação), veja porque o Tesouro Direto pode ser uma ótima alternativa para o investidor

Títulos,perfil do investidor e risco do investimento

Nesta tabela, você vai conhecer os cinco títulos negociados no TD e entender como funciona a rentabilidade de cada um. Os títulos se dividem em prefixados e pós-fixados.

  • Prefixados +

    x Prefixados: têm juros definidos no ato do investimento e o investidor conhece a rentabilidade exata que terá caso mantenha o título até o seu vencimento. Esse títulos são indicados para quem acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia (Selic).
    • Tesouro prefixado (LTN)
    • Tesouro prefixado com juros semestrais (NTN-F)
  • Pós-fixados +

    x Pós-fixados: têm seu valor corrigido por um indexador, que pode ser a taxa básica de juros (Selic) ou inflação (IPCA). No caso dos títulos atrelados ao IPCA, a rentabilidade da aplicação é composta por uma taxa de juros predefinida no momento da compra do título mais a variação do indexador.
    • Tesouro selic (LFT)
    • Tesouro IPCA + (NTN-B Principal)
    • Tesouro IPCA com juros semestrais (NTN-B)

Qual seu perfil de investidor?

  • Tesouro prefixado (LTN)

    Rentabilidade Título com juros predefinidos no momento da compra. Tem fluxo de pagamento simples, ou seja, você recebe o valor investido mais a rentabilidade na data de vencimento ou resgate do título.

    Perfil do investidor Para você que deseja conhecer antecipadamente (prefixar) a rentabilidade do seu investimento. No resgate do título, você receberá o valor investido mais a rentabilidade prefixada.

    Horizonte de investimento Curto a médio prazo

  • Tesouro prefixado com juros semestrais(NTN-F)

    Rentabilidade Título com juros predefinidos no momento da compra, com pagamento de cupons semestrais de juros.

    Perfil do investidor Para você que deseja prefixar a rentabilidade e receber os rendimentos periodicamente até o vencimento do título. O Tesouro Prefixado com Juros Semestrais faz pagamento de juros a cada seis meses. Os pagamentos semestrais representam uma antecipação da rentabilidade contratada.

    Horizonte de investimento Médio a longo prazos

  • Tesouro selic(LFT)

    Rentabilidade O fluxo de pagamento desse título é simples, com rentabilidade diária vinculada à taxa de juros básica da ecnomia (Selic)

    Perfil do investidor Para você que não sabe exatamente quando resgatar seu dinheiro e deseja um título com baixa volatividade, minimizando ou evitando perdas no caso de venda antecipada, por isso é o título mais seguro do Tesouro Direto. Um ótimo substituto para a sua poupança e ainda mais rentável

    Horizonte de investimento Curto a médio prazos

  • Tesouro IPCA + (NTN-B Principal)

    Rentabilidade Título com rentabilidade vinculada à variação IPCA. Seu rendimento total é composto por duas partes: uma taxa de juros, definida no momento da aplicação, e a variação da inflação (IPCA)

    Perfil do investidor Para você que não tem pressa em resgatar seu investimento e deseja uma rentabilidade acima da inflação, sem pagamento de cupons de juros semestrais. Uma boa opção de investimento para sua aposentadoria

    Horizonte de investimento Longo prazo

  • Tesouro IPCA + com juros semestrais (NTN-B)

    Rentabilidade Título com rentabilidade vinculada à variação IPCA. Seu rendimento total é composto por duas partes: uma taxa de juros, definida no momento da aplicação, e a variação da inflação (IPCA)

    Perfil do investidor Para você que não tem pressa em resgatar seu investimento e deseja uma rentabilidade acima da inflação. Faz pagamento de juros a cada semestre, possibilitando o complemento da sua renda

    Horizonte de investimento Longo prazo

Como acompanhar seus investimentos

Baixe aqui o nosso pocket learning sobre o Tesouro Direto e fique por dentro das vantagens, riscos e detalhes sobre taxas e impostos

Download PDF 2MB

É fácil investir

Você não tem mais desculpas para não investir no Tesouro Direto. Responda as perguntas do infográfico e comece já a investir!

Qual seu objetivo financeiro?

Pense no sonho que você quer realizar!

Em quanto tempo você quer atingir seu objetivo?

O prazo é fundamental para ajudar você a definir qual título será ideal para alcançar seu objetivo.

Quanto você tem para começar?

Não precisa de muito, com R$ 30,00 você já pode começar a investir no TD.

Qual o título ideal para meu objetivo financeiro?

Você tem cinco opções para escolher. Os títulos têm diferentes formas de rentabilização e vencimento, assim você consegue se planejar com segurança e programar o prazo ideal para alcançar seus objetivos.

Compra de títulos

  • D0

    Realização da compra

  • D1

    Compra é liquidada as 16h

  • D2

    Compra aparecerá na carteira após as 17h

Venda de títulos

  • D0

    Realização da venda após as 18h

  • D1

    Valor estará disponível após as 12h para resgate ou realização de um novo investimento no site da Socopa

Como eu faço esse acompanhamento?

É Simples! Você pode consultar via internet! A qualquer hora, na página da SOCOPA, 7 dias por semana!

Tenho que parar por aqui?

Não! Invista regularmente. Se você investir um pouco todo mês, alcançar seus objetivos vai ficar cada vez mais fácil.

Aprofunde seu conhecimento sobre o TD no site do Tesouro Nacional.

Acesse Aqui!
Ainda possui dúvidas? Acesse nosso FAQ agora!
Login  
Senha   [Esqueci minha senha]           | Central de Relacionamento 0800 729 7272