Ações

     

 

Home > Onde Investir > Ações

É recomendável que o investidor diversifique seus investimentos entre várias opções de poupança. E dedique ao mercado de ações aquela parcela de recursos sobre a qual tenha uma perspectiva de retorno de médio e longo prazos, ou seja, o dinheiro que sobra para um investimento de longo prazo, para formação de patrimônio ou para uma poupança de 5, 10 ou 15 anos.

Público alvo: Pessoas físicas e jurídicas cujo objetivo seja investir em ações, aceitando os riscos inerentes a este mercado.
Risco: Moderado.


O que são ações?

Ações são títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa. Ação é um pedacinho de uma empresa, com um ou mais pedacinhos da empresa, você se torna sócio dela. As ações possuem dois tipos: Ordinárias (ON) e Preferenciais(PN)

Ações Ordinárias (ON) Ações Preferenciais (PN)
Estas ações concede àqueles que as possuem o poder de voto nas assembléias deliberativas da companhia Oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia, não concedendo o direito de voto, ou restringindo-o

Tipos de ordens
Para entender melhor o Mercado de Ações, confira alguns dos principais conceitos:


É aquela que deve ser executada somente a preço igual ou melhor do que o especificado pelo cliente.
É aquela que especifica somente a quantidade e as características dos Ativos ou direitos a serem comprados ou vendidos, devendo ser executada a partir do momento em que for recebida.
No site da Socopa respeitamos uma oscilação máxima de 5% em relação ao último negócio realizado com o papel.
A ordem deverá ser executada imediatamente, caso contrário será cancelada.
A ordem terá validade até que seja solicitado o cancelamento. Outra possibilidade de cancelamento deste tipo de ordem, é quando há algum evento societário (pagamento de dividendo, juros etc).
Uma Ordem Stop pode ser usada para colocar ordens no pregão de acordo com parâmetros pré-estabelecidos pelo cliente. Ela é mais comumente utilizada para:
- limitar perdas: determina o valor máximo que se admite perder em determinado papel;
- evitar surpresas: em casos de grandes oscilações no mercado, pode ser útil por disparar sua ordem sem que você esteja acompanhando o mercado naquele momento;
- aproveitar oportunidades: para quem tem familiaridade com a análise técnica (gráficos), pode utilizar a ordem OnStop para disparar ordens em caso de rompimento de resistências
Igual a ordem stop comum com um diferencial, o preço é ajustado de acordo com a movimentação do mercado.
No momento que insere a ordem o sistema computa o preço de mercado se este preço oscilar para cima a sua ordem stop vai subir na mesma proporção.

Ex: Preço Stop : 10,00
Preço limite : 9,90
Atual de mercado : 12,00.
Amanhã o preço do papel sobe para : 14,00.

O stop automaticamente sobe 2,00. Sendo o novo Preço Stop : 12,00 e Preço limite : 11,90.

Como investir em ações Vantagens de operar em ações
A Socopa oferece ferramentas para você operar de forma simples e segura, seja um investidor iniciante ou experiente.

Home Broker
Mobile
PhoneTrade
Alto potencial de rentabilidade
Ótimo investimento de longo prazo
Diversificação para seus investimentos
Oportunidade de ganhos no curto e médio prazo
Você, sócio da empresa

Principais Composições
Para entender melhor o Mercado de Ações, confira alguns dos principais conceitos:

A rentabilidade dos seus investimentos é composta de dividendos, participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa emissora, além do eventual ganho de capital advindo da valorização das ações.
Uma empresa deve dividir os lucros com seus acionistas. Essa parcela direcionada aos detentores de ações é conhecida como dividendo. Ou seja, os dividendos correspondem à parcela de lucro distribuída aos acionistas, na proporção da quantidade de ações detida, apurado ao fim de cada exercício social. O estatuto social de uma companhia pode estabelecer o dividendo mínimo a ser distribuído, desde que não seja inferior a 25% de seu lucro líquido ajustado. Caso não haja previsão no estatuto social, o dividendo obrigatório deve corresponder, no mínimo, à metade do lucro líquido ajustado.
As bonificações correspondem à distribuição de novas ações para os atuais acionistas. Excepcionalmente pode ocorrer a distribuição de bonificação em dinheiro.
A Subscrição é um aumento de capital deliberado por uma Empresa, com o lançamento de novas ações, para obtenção de recursos. Os acionistas da empresa têm preferência na compra dessas novas ações emitidas pela companhia, na proporção que lhe couber, pelo preço e no prazo preestabelecidos pela empresa. Essa preferência detida pelos acionistas é chamada de Direito de Subscrição. O Direito de Subscrição é um ativo negociado no pregão da BOVESPA, no decorrer do prazo preestabelecido para o exercício do Direito de Subscrição. Transcorrido o prazo, o ativo deixa de existir.
É um direito de preferência do acionista de subscrever (adquirir) novas ações de uma companhia aberta, quando do aumento de capital desta, na proporção das ações que já possuir. Isso significa que é permitido ao acionista comprar novo lote de ações lançado pela empresa por um valor preestabelecido e em período determinado. Este direito pode ser negociado no mercado secundário da BOVESPA, o que permite ao acionista transferi-lo a terceiros. Exemplo PETR1: PETR (código do ativo) e 1 (direito de subscrição ação Ordinária) Exemplo PETR2: PETR (código do ativo) e 2 (direito de subscrição ação Preferencial) O acionista que não efetuar a subscrição no período estipulado perde seu direito e não tem restituição do valor pago antecipadamente pelos direito, já que esse papel deixa de existir, perdendo seu valor, após o período de subscrição.
É um documento que comprova o exercício do direito de subscrição de ações. Os direitos podem ser negociados na BOVESPA.
Exemplo PETR9: PETR (código do ativo) e 9 (recibo de subscrição ação Ordinária)
Exemplo PETR10: PETR (código do ativo) e 10 (recibo de subscrição ação Preferencial)


 
Login  
Senha   [Esqueci minha senha]           | Central de Relacionamento 0800 729 7272